Skip to content

E chegou o primeiro dia de aula…

29/01/2013

Primeiro dia de aula - Amizade

As férias estão acabando e começa a surgir aquele pensamento: “O que fazer no primeiro dia de aula?”.
Tudo começa quando lidamos com o encontro de várias pessoas, todas reunidas em um mesmo lugar. Por mais que sejamos amigos de alguns não sabemos como reagir, o que falar, o que conversar. Nos perguntamos “Será que cumprimentamos?” ou “Será que abraçamos?!”. Pode ser simples para alguns, mas para nós é muito difícil.


Dicas que podem te deixar mais a vontade:

Se você não sabe como agir ao chegar e conhece alguém do colégio, combine com esse amigo de irem juntos, como sempre digo, ficamos mais seguros com alguém ao nosso lado, e faça o que ele fizer em questão de cumprimentar e tal, não é questão de imitar, e sim de sentir mais seguro. Uma boa dica para ter o que conversar são assuntos como o que aconteceu nas férias e os planos para o ano escolar que se inicia.
Você pode perguntar: “Mas eu não conheço ninguém! O que faço?”. Como tímidos, somos bons observadores e conseguimos analisar bem cada ação de outra pessoa. Então preste atenção na reação daqueles que não são tímidos e estão conseguindo lidar com a situação. Seja educado (a) e simpático (a) SEMPRE, independentemente da timidez!
Dicas que você pode seguir para chamar menos atenção e ficar tranquilo:

  • Não chegue atrasado. Não que isso seja uma regra, mas quando chegamos bem cedo nesses primeiros dias de aula, não somos observados por ninguém, pelo contrário, nós é que observamos quem está chegando. E quando você já está no lugar, normalmente é a outra pessoa que se sente na condição de puxar assunto com você.
  • Se sua escola não estipular seu assento, procure escolher um lugar no meio. Nem tão na frente, nem tão atrás. Vou explicar. Quando sentamos muito na frente, os outros alunos imaginam logo que somos cdf (ou chatos), e esses viram foco daqueles que gostam de brincar e chamar atenção. Mesmo que você não veja o que acontece na sala, estarão vendo você e provavelmente te mirando. Quando sentamos muito atrás, perdemos o foco dos alunos, mas ganhamos atenção dos professores, porque esses nos verão como bagunceiros e alunos que não prestam atenção, então seremos questionados muitas vezes.
  • Tem professor que gosta dos primeiros dias de aula para conhecer a turma e para que a própria turma se conheça. Com isso vem outro problema do primeiro dia de aula: as temidas “Apresentações”. Como ficar tranquilo? Vá para aula sabendo que isso poderá acontecer (você sendo aluno novo ou não). Imagine o que vc falará (Nome, idade, onde mora, etc), olhe para o professor ou um ponto fixo na sala, olhe para a parede ao fundo ou para sobrancelha de alguém, pois assim não terá de “encarar” ninguém.

Essas são só algumas dicas, que servem para escola ou faculdade. Se você já passou por isso e saiba de algo que possa ajudar, deixe nos comentários. =D
Primeiro post do ano! E que vocês estejam conosco em todo ano de 2013. Não esqueça de curtir nossa página no Facebook, seguir no Twitter, e tirar sua dúvida do Ask.fm, iremos te ajudar da melhor forma possível.

Até o próximo post.

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: